Postagens populares

sábado, 9 de abril de 2011

Óleo de Oliva (Azeite) Benefícios para sua saúde! hummm




 
 
Óleo de Oliva (Azeite)



Por que o óleo de oliva faz bem à saúde?Os benefícios à saúde produzidos pelo óleo de oliva se devem, basicamente, às substâncias que contém. A sua alta quantidade de gordura monoinsaturada reduz o LDL (mau colesterol) e, ao contrário do que ocorre com a gordura saturada de origem animal, não é transformada em colesterol. Dessa forma, o consumo regular de óleo de oliva reduz a possibilidade da formação de placas de ateroma na parede dos vasos sangüíneos. Isto, por sua vez, leva a um menor risco de doença cardíaca como enfarte do miocárdio, e também de acidentes vasculares cerebrais (derrame).

Além da gordura monoinsaturada, com todos os seus benefícios, o óleo de oliva é rico em polifenóis (substâncias químicas vegetais que são potentes anti-oxidantes). Ao prevenir as oxidações biológicas, os polifenóis reduzem a formação de radicais livres. Estes, através do dano celular que produzem, são os grandes vilões do envelhecimento e das doenças crônico-degenerativas, como o câncer.

A dieta do mediterrâneo apresentada neste livro tem como um de seus pilares o óleo de oliva. O alto consumo de óleo de oliva pelos povos da região mediterrânea é um dos aspectos apontados por vários estudos científicos recentemente divulgados, como elemento importante do hábito alimentar destes povos que lhes confere melhor saúde, menos enfarte, menos câncer e vida mais longa.


Para controlar a qualidade da produção dos seus óleos, a Comunidade Européia regulamentou o processo de extração. O artigo 5 da regulamentação 1019 de 2002, determina que, para usar a denominação ?Primeira extração a frio? ou ?Extração a frio?, o produtor deve provar que a pasta foi malaxada e o óleo extraído a uma temperatura não superior a 27° C. Esta regulamentação só se aplica a óleos engarrafados na Comunidade Européia. Assim, nós consumidores, não temos garantias ao comprar, sempre por maior preço, óleo de "Primeira extração a frio" de outras origens.

O grande aumento do consumo de óleo de oliva verificado nos últimos anos, muito devido à ampla divulgação das comprovações científicas de suas propriedades medicinais, pode trazer problemas à qualidade do produto, já que o aumento da demanda força os produtores a aumentar suas produções.



Classificação e qualidade dos óleos de oliva

A primeira classificação dos óleos de oliva se faz em dois grandes grupos: virgens e refinados. Os óleos de oliva virgens são os produzidos a partir de processos físicos, sem nenhum tratamento químico. Os óleos de oliva refinados sofrem tratamento químico (geralmente solventes) para neutralizar o gosto muito intenso e o conteúdo ácido.


Extra-virgem: como vimos é o óleo de oliva obtido da primeira pressão, com acidez não superior a 0,8%.
Virgem: óleo de oliva extraído por meio físico (pode ser com temperatura de extração elevada), acidez menor que 2%.
Óleo de Oliva: é uma mistura de óleo de oliva virgem e óleo de oliva refinado. Acidez de no máximo 1%.
Algumas outras denominações têm surgido no mercado. Uma delas é Óleo de Oliva Light. Não tem nada a ver com a quantidade de calorias, que é igual a qualquer óleo, e sim com a cor, que é muito clara. E é clara porque é refinado. Como vimos, não é o de melhor qualidade.


Para você tirar o maior proveito da Dieta do Mediterrâneo não dispense o óleo de oliva de sua lista de alimentos. Como superar o alto custo? Pesquise, procure, barganhe, substitua outros produtos que você compraria e não são tão saudáveis e gostosos, mas não deixe de usar. Você estará comprando um excelente alimento de gosto e aroma marcantes e que, além de tudo, estará colaborando com a sua saúde e bem-estar.

Antes de concluir, dois lembretes importantes:

Ao elevar-se a temperatura do óleo de oliva (e qualquer outro óleo) durante uma fritura, por exemplo, ele sofre uma transformação química que o torna saturado, perdendo a sua proteção à saúde.

Então, nunca frite-o.

Uma colher de sopa de óleo de oliva contém 120 calorias. Não deixe de consumi-lo por causa disto. Ingira bastante óleo de oliva fazendo uma substituição de calorias menos saudáveis.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário