Postagens populares

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Dança do ventre























  A Dança Do Ventre é o último vestígio do ritual das sacerdotisas no Oriente Médio e uma das mais antigas formas de arte.
A sua origem remota de muito tempo antes do Islamismo e do Cristianismo,vem de uma época pagã de culto a muitos Deuses e a natureza. A Deusa Mãe era adorada,sexo e nascimento eram sagrados; nesse período muitas sociedades eram matriarcal, a Dança do Ventre era de cunho sagrado sendo realizada em templos por sacerdotisas que dedicavam suas vidas a cultuar as Deusas em rituais de fertilidade e prosperidade. Nesse contesto a dança viveu durante algum tempo sem o caráter artístico ou de entretenimento.
Com a invasões árabe e romana nesta região veio também a mistura de culturas e as mudanças no cenário religioso, a sociedade de matriarcal tornou-se patriarcal, o culto a um único Deus masculino começou a conduzir esta sociedade, dando fim a época "pagã".
O povo árabe foi o responsável por difundir a Dança que a partir daí tomou o caráter de entretenimento e artístico. Surgiram neste contesto as Ghawazees, mulheres exóticas e de origem cigana que dançavam ao ar livre (para o povo) e as Awalins , dançarinas que se apresentavam nos palácios em festas e ocasiões solenes (para a elite).
A dança do Ventre sofreu influencias de povos diferentes e com isso transformações ao longo de sua existência.
Chegou ao Ocidente no século XIX inicialmente com o nome de Dança Oriental,porém como a palavra oriental abrange muitas culturas foi chamada pelos franceses de Dance du Ventre e depois pelos americanos de Belly Dance.
BENEFICIOS DA DANçA DO VENTRE
• Melhora alongamento e flexibilidade;
• Coordenação motora;
• Modela o corpo, afina a cintura, tonifica musculatura interna e externa dos braços, pernas e abdômen;
• Corrige postura diminuindo dores na coluna,derivada de desvios posturais;
• Massageia os órgãos internos estimulando um melhor funcionamento
• Ajuda a emagrecer;
• Alivia tensões, combate o estress;
• Desperta a feminilidade.
"A Dança do Ventre alimenta a nossa alma!
Estar em um ambiente mágico, trabalhando nosso corpo de maneira prazerosa ao som de uma música perfeita, equilibrando nossos centros energéticos, tudo isso causa um enorme bem estar.
Tire um tempo para você, um tempo para se encontrar, ser mulher.
Venha fazer dança do ventre e descubra o prazer de dançar a vida! "


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário