Postagens populares

quarta-feira, 2 de março de 2011

As Mulheres e a Bolsa de Valores.







As Mulheres e a Bolsa de Valores.A cada dia mulheres ocupam mais espaços tradicionalmente masculinos. A bola da vez é o mercado financeiro. De acordo com dados da BM&F/Bovespa elas são responsáveis por 22,5% das negociações diárias na bolsa e respondem por 52% das contas bancárias. Cautelosas, preferindo os investimentos com menos riscos, as investidoras têm se tornado cada vez mais presentes no mercado financeiro. "Atualmente, a cada cinco novos investidores, três são mulheres", afirma Carlos Rosa, diretor da consultoria de treinamento Trilha do Sucesso, no artigo "Investimento no mercado financeiro: agora é com elas".
A BM&F/Bovespa, após identificar o crescimento na participação das mulheres e a tendência feminina para investir a longo prazo, criou a iniciativa Mulheres em Ação, com o objetivo de orientar o novo público. O programa oferece cursos e promove eventos focados na questão do planejamento. "Desenvolvemos também um trabalho de Educação Financeira, no intuito de dar orientações para este público de como planejar o orçamento doméstico, organizar suas finanças e se livrar das dívidas", afirma o editorial do site oficial do programa, coordenado pela jornalista especializada em finanças Juliana Garçon. Para conhecer o programa Mulheres em Ação, clique aqui.
Apesar da crescente presença no mercado financeiro, as mulheres ainda enfrentam dificuldades para gerir as próprias finanças. É o que afirma Dora Ramos, diretora responsável pela Fharos Assessoria Empresarial, em seu artigo "Elas frente à administração financeira". Ramos apresenta dados da empresa de pesquisa Sophia Mind, que indicam um percentual alto de mulheres que não poupam renda nem planejam aposentadoria. Isso, segundo a diretora da Fharos, "revela o mau planejamento feminino em questões administrativas".
Ramos dá algumas dicas para as mulheres evitarem dores de cabeça: "Programar a sua aposentadoria, por exemplo, é a base para a tranquilidade financeira na terceira idade". E complementa: "outra dica é elaborar um plano de negócio ou uma tabela, na qual são somados todos os gastos pessoais (prestações, contas a pagar, cartões de crédito, gasolina, lazer e alimentação, por exemplo), e assim se planejar com o salário que receberá no mês. Procure não gastar mais do que ganha e nem deixar suas dividas acumularem. Se isto acontecer, controle as datas de vencimentos e os juros para que assim entre novamente no verde. Com as contas em dia fica mais fácil economizar para o futuro".
"Ter um orçamento organizado e um controle financeiro são os pontos de partida, para a mulher e para o homem que deseja investir em algo lucrativo ou apenas equilibrar suas contas pessoais para não ficar no vermelho hoje e amanhã", aconselha Dora Ramos.
Lançado em 2003, o programa Mulheres em Ação é o módulo feminino da campanha "Bovespa Vai até você", com o objetivo de popularizar o mercado de capitais. A iniciativa, comandada por Ângela Barros e Inês Bozzini, oferece palestras de educação financeira e um guia de planejamento para mulheres, que mostra como gerenciar o orçamento doméstico, reorganizar as finanças e se livrar de dívidas; explica a importância de envolver toda a família na busca pelo equilíbrio financeiro; relaciona os tipos de investimento com suas características; orienta o uso do crédito e dos instrumentos bancários disponíveis; e alerta sobre o que fazer para proteger as aplicações da inflação e do risco. "O programa desmistifica: bolsa não é universo masculino nem cassino. Qualquer cidadão, com qualquer quantia, pode participar", resume Ângela. Mais informacões:
www.bovespa.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário